TABAGISMO (3): DICAS AO PARAR DE FUMAR

Você já decidiu parar de fumar e precisa de um resumo com as principais orientações e dicas? É exatamente o que encontrará aqui. Continue a ler! Você sente que não está pronto para parar de fumar? Melhor começar por outro post, sobre as dificuldades que a maioria das pessoas, como você, enfrenta: TABAGISMO (1): NÃO CONSIGO PARAR DE FUMAR! Você está propenso a parar, mas lhe falta uma dose de motivação para decidir? Sugiro que leia TABAGISMO (2): HÁ REMÉDIO PARA PARAR DEFUMAR?


O MOMENTO DA FISSURA É PASSAGEIRO: AGUENTE FIRME!

Segundo depoimentos de pessoas que pararam de fumar, a vontade de fumar é como o vento, vem e vai embora. Quando a fissura chega, vem com tudo, mas geralmente ela dura de alguns segundos a no máximo cinco minutos. A fissura pode levar à conclusão errônea de que é melhor voltar a fumar. Prepare-se para a luta! Dicas para enfrentar a fissura:
§  Pense nos motivos que estão levando você a parar de fumar e reafirme a sua decisão. A fissura dura pouco, vai passar o sufoco. Tome como exemplo o telefone: se você não atender quando ele toca, ele para de tocar.

§  Mude o foco, iniciando algo que amenize essa onda impulsora, como por exemplo, movimentar-se, fazer respiração diafragmática, chupar bala, beber um copo d´água, telefonar para alguém... Há também medicamentos que ajudam bastante. Não se deixe abater! Vale a pena se informar e procurar ajuda!

Seguem outras orientações para você conseguir se manter sem fumar!

TABAGISMO (2): HÁ REMÉDIO PARA PARAR DE FUMAR?

Você gostaria de saber se há um medicamento para parar de fumar? A resposta é sim, mas em parte! Sozinho, o medicamento não faz a mágica!

Parar de fumar é um processo que envolve mais do que medicamentos. É um degrau-por-degrau que chega a uma decisão, que parte para a manutenção da abstinência e daí para a prevenção de recaída. Parar de fumar inclui mudança de comportamento a ser empreendida ativamente por quem toma essa decisão.

               Parar de fumar requer motivação, decisão e estratégia

Veja, a seguir, exercícios que podem aumentar sua motivação para parar de fumar 

TABAGISMO (1): NÃO CONSIGO PARAR DE FUMAR!

Uma mulher de 52 anos vem à consulta desconsolada: a cada tentativa de abraçar seu netinho, ele a afasta. Há duas semanas, ouviu: “Não quero abraço, vovó! Tá cheirando cigarro”. Essa foi a gota d’água. Um tanto constrangida, diz que gostaria de parar de fumar, mas não acredita que o consiga, por mais que adore seu neto: “Já tentei parar umas quatro ou cinco vezes. Consegui por pouco tempo e voltei a fumar. Sem o cigarro viro um bicho, fico muito irritada”.


Talvez pudéssemos começar um diálogo com essa senhora a respeito de suas recaídas. O que será que a ajudou, ainda que por um tempo limitado, a deixar de fumar? E quais as circunstâncias que poderiam tê-la levado de volta ao cigarro? Isso porque o exame cuidadoso de uma recaída aumenta a chance de sucesso de uma nova tentativa de parar de fumar. Vamos lembrar que:

  •   A maioria dos fumantes faz entre 5 e 7 tentativas de parar de fumar antes de consegui-lo!
  •   As tentativas geralmente não incluíram planejamento, com apoio de um profissional.
  •   Após o primeiro ano, é raro um ex-fumante sofrer recaídas.


Por isso, eu lhe proponho um EXERCÍCIO: