RELAXAMENTO PROGRESSIVO

ATENÇÃO: Antes de iniciar os exercícios de relaxamento, é aconselhável conhecer e praticar um tipo de respiração mais profunda, conhecida como Respiração Diafragmática (<--- clique).
No Relaxamento Progressivo, desenvolvido por Edmund Jacobson, parte-se do relaxamento muscular, região por região, até se chegar a um estado de tranqüilidade mental e emocional. Aqui você encontrará um roteiro para praticar o Relaxamento Progressivo.


RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA

Quando estamos ansiosos, acabamos respirando “errado”, ou seja, rápido e sem boa expansão do tórax. Essa respiração superficial, pouco eficiente, acarreta baixa oxigenação do cérebro e alterações do pH sanguíneo. Em conseqüência, sensações desagradáveis (às vezes alarmantes) começam a aparecer, como tontura, formigamento e aceleração do coração. O mal-estar costuma levar a mais preocupações com o que está ocorrendo, a mais ansiedade, podendo chegar a uma crise de pânico: “O que é isso que eu sinto...vou morrer?!”.

A respiração diafragmática pode ser o primeiro passo para diminuir o estresse e se acalmar, caso o mal-estar apareça.  Saiba mais sobre essa técnica anti-stress e encontre aqui um roteiro para praticá-la.