TRATAMENTO COM LÍTIO: MAIS RECOMENDAÇÕES

Em Tratamento com lítio: recomendações iniciais, enfatizamos que:


§  O tratamento com lítio é o mais aconselhado no tratamento do transtorno afetivo bipolar.
§   Litemias (dosagens da concentração de lítio no sangue) devem ser feitas periodicamente.
§  A coleta de sangue deve se dar 12 horas após a última ingestão de lítio.
§  A intoxicação podem ocorrer se houver desidratação por vômito, diarréia, ou febre.
§  Cuidado ao combinar lítio com certos medicamentos, como diuréticos ou antiinflamatórios.

PODE-SE TOMAR LÍTIO DURANTE A GRAVIDEZ? DEVO INTERROMPÊ-LO SE PRECISAR DE UMA CIRURGIA? POSSO TOMAR OUTROS REMÉDIOS JUNTOS?

TRATAMENTO COM LÍTIO: RECOMENDAÇÕES INICIAIS

O lítio foi aprovado como medicamento desde final da década de 1960. É a opção mais recomendada no tratamento do transtorno afetivo bipolar. Também pode ser útil em casos de impulsividade/agressividade e na potencialização de antidepressivos.

O carbonato de lítio é extraído de lagos secos da Argentina e do Chile. Duas formulações encontram-se    disponíveis: uma    com 300 mg por comprimido, outra come 450 mg CR ( controlled release) de liberação prolongada.

VOCÊ SABIA QUE, AO DOSAR O LÍTIO, O SANGUE TEM QUE SER COLETADO 12 HORAS APÓS TER TOMADO O MEDICAMENTO? E QUE, EMBORA SEGURO EM CONDIÇÕES USUAIS, O EXCESSO DE LÍTIO NO ORGANISMO É PERIGOSO?

DEPRESSÃO COM “D” MAIÚSCULO

O termo depressão tornou-se tão popular que já ganhou abreviatura: “...ultimamente ando meio deprê...”, indicando desânimo, tristeza.  Também denomina uma entidade clínica que, na Antiguidade, era chamada de melancholia. Assim, há dois significados para o mesmo termo. Só que depressão-doença é tão diferente de depressão-tristeza que aqui, quando nos referirmos ao primeiro significado usaremos o “D” maiúsculo: Depressão é uma doença que tem base biológica e hereditária.

COMO DISTINGUIR A DEPRESSÃO DAS TRISTEZAS QUE TODOS ENFRENTAMOS NA VIDA? QUANDO CONSULTAR UM MÉDICO?